Sudeco realiza palestra sobre convênios e reafirma parceria com municípios

WhatsApp Image 2023-08-30 at 14.39.43.jpeg
EDITADO LUCIANA BARROS.png
EDITADO MANOEL COSTA.png
EDITADO STENIO.png
EDITADO DENISE MDS.png
EDITADO JOSÉ CARLOS MDS.png

Nesta quarta-feira (30), no terceiro dia da Caravana da Sudeco em Mato Grosso do Sul, a superintendente Rose Modesto reafirmou parceria por meio de investimentos com as prefeituras dos municípios do Centro-Oeste durante palestra sobre convênios.

As apresentações aconteceram na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), ministradas por técnicos da Sudeco e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), direcionada às prefeituras municipais sobre a elaboração de projetos básicos, acompanhamento da execução dos convênios e prestações de contas, além de sanar dúvidas dos participantes.

Durante o evento, a superintendente da Sudeco, Rose Modesto, falou sobre a importância em levar informações sobre os convênios por meio da Caravana da Sudeco: “Nós percebemos que há prefeituras que acabam perdendo verbas, às vezes por desconhecimento da legislação, dos prazos de convênios etc. São detalhes que acabam fazendo diferença para convênios já celebrados com os municípios do Centro-Oeste e os que ainda virão”, refletiu.

A Superintendente aproveitou para falar sobre investimentos na região ainda para este ano e para 2024: “Conseguimos prever o dobro do orçamento para a Sudeco para o próximo ano e isso é muito positivo. Além disso, vamos investir cerca de R$ 10 bilhões por meio dos fundos constitucionais ainda neste ano. Aprovamos também no último Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel) o microcrédito orientado, que são recursos menores para cidades que trabalham com a agricultura familiar, em que há muita demanda, porém pouco acesso ao financiamento já que muitas vezes não há garantias reais”, comentou.

Ainda sobre as parcerias com os municípios, Rose anunciou o desejo de criar escritórios regionais da Sudeco nos estados do Centro-Oeste: “Queremos estar mais próximos das prefeituras. Muitas vezes essa logística também pode ser um empecilho para as cidades mais afastadas dos grandes centros. A nossa ideia é ter escritórios da autarquia nos três estados para atender todos os municípios da nossa região”, concluiu.

Após a abertura do evento, os técnicos da Sudeco e do MDS apresentaram os seus projetos e ações. As apresentações começaram com o passo a passo da inicialização dos projetos básicos de obras e engenharia, ministrado pelo Coordenador de Projetos de Desenvolvimento Regional da Sudeco, Stênio Barboza. Em seguida, o chefe de divisão de Avaliação da Execução de Aquisições da Sudeco, Manoel Costa, tirou dúvidas sobre execução, acompanhamento e prestação de contas.

Do MDS, Denise Borges, representando a Coordenação-Geral de Gestão de Transferências Voluntárias do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), apresentou as ações de assistência social direcionados aos municípios, como o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e MOBSUAS, programa de doação de veículos para assistência Social. O servidor José Carlos apresentou também as ações do Bolsa Família no que tange a habilitação, concessão e liberação de benefício, e sobre o Sistema de Cadastro Único (CadÚnico).

Posts Similares