Brasil e Angola assinam sete acordos de cooperação durante visita de Lula a Luanda

Os dois países vão ampliar parcerias nas áreas de educação, saúde, turismo, agricultura, recursos humanos, exportações e apoio a pequenas e médias empresas

Lula: “Vamos alçar nossa parceira estratégica a um novo patamar” – Foto: Ricardo Stuckert (PR)
 

Os governos do Brasil e de Angola assinaram sete acordos de cooperação em diversas áreas nesta sexta-feira, 25/8, durante o primeiro dia da visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país africano. A cerimônia ocorreu no Palácio Presidencial em Luanda.
 

Foram assinados acordos e memorandos técnicos nas áreas de turismo, saúde, educação, agricultura, apoio a pequenas e médias empresas, recursos humanos e exportações. Para o presidente Lula, os atos ajudam a ampliar as relações já historicamente consolidadas entre Brasil e Angola.
 

» Confira a íntegra dos acordos 

» Imagens em alta resolução (Flickr)

» Íntegra do discurso do presidente Lula
 

“Vamos alçar nossa parceira estratégica a um novo patamar. O Brasil quer apoiar Angola no esforço de diversificar sua economia. Nosso comércio pode ser mais amplo e diverso”, afirmou Lula.
 

O presidente do Brasil celebrou a intenção dos angolanos de priorizar programas na área agrícola, para garantir não apenas a segurança e a soberania alimentar da população, mas também para ampliar o crescimento econômico do país.
 

“O Brasil, neste aspecto, é o parceiro ideal, pois enfrentou desafios semelhantes. Hoje, temos conhecimento tecnológico e políticas públicas para compartilhar com Angola. Vamos elaborar um plano de ação conjunto entre nossos ministérios da Agricultura”, declarou o presidente Lula.
 

Um dos principais exemplos dessa cooperação é o Programa de Desenvolvimento Regional do Vale do Cunene, região no sul de Angola que foi castigada pela seca nos últimos anos. A iniciativa, com participação da Embrapa, tem como objetivo ampliar a agricultura local com técnicas de plantio e irrigação semelhantes às que foram utilizadas no Vale do rio São Francisco, no Nordeste brasileiro.


Conheça a lista dos acordos assinados entre Brasil e Angola

  1. Acordo sobre o exercício de atividades remuneradas por dependentes de diplomatas, pessoal administrativo e técnico e militares que prestam serviços nos países;
  2. Memorando de entendimento entre para cooperação no setor do turismo sustentável;
  3. Projeto de cooperação entre os ministérios da Saúde dos países para diagnóstico e tratamento da hanseníase;
  4. Memorando de entendimento sobre cooperação agrícola entre os ministérios da Agricultura brasileiro e angolano;
  5. Projeto de cooperação “Escola de Todos”, para o estabelecimento da terceira fase do programa;
  6. Memorando sobre apoio a micro e pequenas empresas, assinado pelo Sebrae com o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequena e Médias Empresas (Inapem) de Angola;
  7. Memorando sobre promoção da exportação entre a APEX e a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) de Angola.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
 

Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.

Posts Similares