Brasil tem um advogado para cada 164 habitantes

Em Goiás média é de um para cada 129. País possui o maior número de cursos de Direito no mundo. Com isso, população vem tendo maior acesso à Justiça. Nesta sexta-feira (11) é o dia deste profissional

O Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante do mundo, segundo estudo da Ordem dos Advogados Brasileiros, que considerou dados da International Bar Association (IBA). Ao todo cerca de 1,3 milhão de advogados exercem regularmente a profissão entre 212,7 milhões de pessoas (IBGE). Proporcionalmente, há um advogado para 164 brasileiros residentes no país. Em Goiás, são 50,6 mil advogados segundo o Conselho Federal da OAB e a média é de um profissional para cada 129 habitantes, considerando a população de 6,5 milhões de habitantes.

O número de advogados, hoje em dia, somente não é maior porque, em média, 45% dos 120 mil alunos que prestam o Exame da Ordem todos os anos, escolhem outras profissões ou ingressam em concursos públicos, segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). De acordo com a OAB, uma das explicações para a grande proporção de advogados por habitante no Brasil é o crescimento da oferta de cursos de Direito ao longo das últimas décadas. Em 1995, o Brasil tinha 235 cursos na área. Em 2023, são 1.896, um aumento de 706%. Só nos últimos cinco anos, foram criados 697 cursos.

Segundo a ordem, o Brasil é o país com o maior número de cursos de Direito no mundo. Nesta sexta-feira, 11 de agosto, é o Dia do Advogado, profissão que sempre foi a primeira opção de João Victor Duarte Salgado. “Desde o primeiro dia do curso, eu me apaixonei, me encontrei na área e não me vejo fazendo outra coisa”, destaca ele, que idealizou ser um agente de transformação social na vida das pessoas, para trazer igualdade e justiça para a sociedade. “Embora seja desafiador, este é o meu propósito”, diz.

Ele se especializou em Direito Empresarial e hoje integra a equipe do escritório Celso Cândido de Souza Advogados. João Victor concorda que o mercado está bem concorrido, principalmente nas grandes cidades, por isso é preciso se despontar. “Se você não se destacar, acaba sendo engolido pelos outros profissionais. Como fazer isso? Primeiro, com responsabilidade na hora de trabalhar. Segundo, com capacitação rotineira e interminável. Se você não estiver se capacitando, você não consegue lidar com as atualizações do mercado. E terceiro, ter uma boa estrutura e um bom local de trabalho”, salienta.

Maior procura
O advogado João Victor Duarte Salgado analisa que, hoje em dia, a população está usando mais os serviços advocatícios. “Atualmente a gente vê que existe um número maior de procura por advogado, quando a pessoa visa resguardar seus direitos. E muito disso se dá em razão, primeiro, da informação que chega às pessoas e, em segundo lugar, pelo número de advogados que nós temos no Brasil, o que facilita na hora na busca dos direitos do cidadão”, salienta.

“Quando a gente ganha uma ação, a sensação é de dever cumprido. É reconfortante ver que as pessoas estão sendo bem assessoradas, quando a gente consegue o êxito em uma causa é muito bom”, revela. Contudo, ele conta que nem tudo são flores na profissão. “Lado outro, é muito frustrante perder uma causa, principalmente quando o cliente tem razão, e isso se dá por diversos motivos, por uma prova que não foi produzida, pelo entendimento do juiz em um determinado assunto, enfim, são inúmeras as razões”, diz. Ele também lembra que a prática do Direito é bem diferente do que ele imaginou na época da faculdade, especialmente “pela demora, pela burocracia e pelo alto custo”, lamenta.

Sobre o Escritório Celso Cândido de Souza Advogados
Com quase 50 anos de história, o escritório Celso Cândido de Souza Advogados nasceu, em 1974, na cidade de Anápolis, sob a gerência do advogado Celso Cândido de Souza. Precursor no direito empresarial, atendendo as demandas das empresas instaladas no DAIA, o escritório acompanhou o desenvolvimento industrial de Anápolis e foi se consolidando em todo estado. Hoje, com atuação nacional, além do direito empresarial, o escritório atende as áreas do direito civil, tributário, previdenciário, marcas e patentes, imobiliário, consumidor, internacional, agrário e ambiental. Desde 2002, após passar por um processo de sucessão, está sob a gestão do filho do fundador, o advogado Fabrício Cândido, com mais de 20 anos de atuação no Direito.

Imagens relacionadas

Posts Similares