PF deflagra Operação Desarmada IV na Baixada Fluminense

Foram apreendidas 176 armas de fogo e 528 carregadores pertencentes aos donos das duas lojas que foram alvos da Operação Desarmada, em fevereiroCompartilhe:

 

WhatsApp Image 2023-06-15 at 22.30.55.jpeg
WhatsApp Image 2023-06-15 at 22.30.53.jpeg

Rio de Janeiro/RJ. Nesta quinta-feira, 15/6, a Polícia Federal deflagrou a Operação Desarmada IV, para apreender mais armamento irregular pertencente ao grupo alvo da operação Desarmada, deflagrada em fevereiro deste ano, no município de Nova Iguaçu/RJ.

Na ação desta quinta, policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão, expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Nova Iguaçu/RJ, em um depósito clandestino de armamento pertencente ao mesmo grupo alvo da operação nas etapas anteriores.

Os trabalhos policiais resultaram na apreensão de 176 armas: 99 pistolas; 25 fuzis; 21 revólveres; 12 rifles; 11 carabinas; e oito espingardas calibre 12. Além disso, foram localizados 528 carregadores de armas de fogo.

As apreensões relacionadas à Desarmada, até aqui, já somam 1.683 armas de fogo, além de dezenas de milhares de munições e acessórios.

A apreensão de uma quantidade tão expressiva de material bélico é de suma importância para impedir que as armas de fogo sejam introduzidas no mercado clandestino, visando ao enfraquecimento de organizações criminosas como milícias, escritórios do crime e facções.

As irregularidades constatadas podem caracterizar os crimes de comércio ilegal de armas de fogo, munição e acessório e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido, crimes cujas penas podem chegar, respectivamente, a 12 e 3 anos de prisão, além de multa.

No âmbito da operação Desarmada, as ações da Polícia Federal prenderam em flagrante quatro pessoas que estavam comercializando armas de fogo sem a vigilância armada, sem a guia de tráfego correta e com a atividade comercial de material bélico suspensa, em desacordo com as normas regentes. Na ocasião, em fevereiro, foram apreendidas 80 armas, dentre as quais 68 fuzis e 12 revólveres, assim como munições, todas de uso restrito.

Outra operação relacionada é a Operação Desarmada III, deflagrada em março, na qual foi apreendido o restante do material bélico encontrado nas duas lojas investigadas pela Operação Desarmada de fevereiro, quando foram apreendidas apenas as armas e munições encontradas que possuíam calibre restrito.

Na Operação Desarmada III, as equipes da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas apreenderam 1.421 armas de fogo, além de milhares de munições e acessórios.

Posts Similares