Como a bioimpedância pode auxiliar os tratamentos para emagrecer

Exame traz informações que servem de base para um tratamento personalizado, de acordo com as necessidades de cada corpo

A bioimpedância é um método de avaliar a composição corporal com auxílio de uma balança especial. A partir daí, é possível criar estratégias que levem a um maior equilíbrio corporal, seja emagrecendo ou ganhando massa muscular. 

“É um método eficaz de análise, determinando a quantidade e distribuição de massa muscular e de gordura pelo corpo, bem como sua evolução. Pode ajudar ainda a determinar a sua taxa metabólica. É imprescindível para quem pratica atividade física, por exemplo”, explica o endocrinologista e metabologista Igor Barcelos, especializado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

O exame não mede apenas a gordura corporal, mas traz informações como quantidade de nutrientes presentes no corpo, de proteínas a minerais, além da porcentagem de massa gorda, magra, peso total, porcentagem de água que existe no organismo e outros. Também ajuda a calcular a necessidade mínima de ingestão de calorias por dia e traz o valor do IMC (índice de massa corporal), acrescido de dados para determinar probabilidades de doença cardiovascular.

Um diagnóstico tão completo é aliado essencial para um plano de emagrecimento personalizado e compatível com as reais necessidades do paciente. “A forma como esses elementos se relacionam com o emagrecimento é determinada pelo balanço energético. Isso significa que o corpo é diretamente influenciado pelo total de calorias consumidas ao longo do dia e pelos gastos calóricos. Quando a pessoa consome mais calorias que o necessário e não realiza atividades indicadas para queimá-las, a energia que sobra é armazenada pelo corpo. E quando consumimos menos calorias e praticamos mais atividades físicas, o gasto de energia é maior e emagrecemos”, acrescenta. 

Por conta disso, a bioimpedância é bastante utilizada em academias e no complemento a consultas de nutrição, avaliando resultados e adequando planos alimentares e treinos. Ela utiliza placas de metal para receber uma corrente elétrica que passa por tecidos e músculos, calculando os valores desejados. Para que os resultados sejam os mais exatos possíveis, é preciso ter cuidados específicos antes do exame, como não comer, tomar café ou se exercitar nas quatro horas que antecedem o processo. 

“Para os pacientes com dificuldades em emagrecer, a orientação é realizar uma avaliação médica para saber também sobre deficiências hormonais como da tireoide, testosterona e hormônios sexuais, integrando uma reposição se for necessária. Além disso, indicações como praticar atividade física, aumentar a massa muscular e ingerir muita água são cruciais para os bons resultados”, finaliza. 

Sobre o Dr. Igor Barcelos

Médico Endocrinologista e Metabologista, com título de especialista pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia). Somando mais de 30 mil pacientes no Brasil, dentre as suas formações estão a residência em Clínica Médica e Pós-graduação em Medicina do Esporte pela UNIFESP.

Dr. Igor já atuou como professor universitário e hoje realiza palestras e treinamentos em sua área, sendo uma referência para colegas e pacientes em grandes eventos.  Também possui formações em desenvolvimento pessoal e negócios, sendo membro de grandes grupos com intenso networking, que possibilita crescimento e atualizações constantes em seus negócios. Para mais informações, acesse @drigorbarcelos pelas redes sociais ou pelo site https://meuendocrino.com.br/

Posts Similares