Agro em Dados de junho traz panorama da produção de ovos de galinha em Goiás


Nova edição do boletim técnica da Seapa oferece análises e gráficos sobre sete cadeias produtivas goianas. “Ferramenta indispensável para produtores, técnicos e gestores”, afirma secretário Pedro Leonardo

A edição de junho do Agro em Dados, boletim técnico mensal da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), traz um panorama da produção de ovos de galinha em Goiás. Os números analisados pela Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Seapa mostram que a produção goiana cresceu 2,2% em 2022 e chegou a 217,1 milhões de dúzias. O volume colocou Goiás na nona posição do ranking de maiores produtores entre os Estados e o Distrito Federal, respondendo por 5,3% da produção total do País.

A publicação elenca ainda os dez maiores produtores entre os municípios goianos. Leopoldo de Bulhões encabeça a lista, que tem como base a última Pesquisa Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PPM/IBGE/2021). O infográfico com mapa do Estado de Goiás traz a faixa média de produção de cada município, possibilitando visualizar a distribuição geográfica da produção.

Mapas, gráficos, rankings e séries históricas são alguns dos recursos visuais que o leitor encontra no Agro em Dados. Os números levantados junto às melhores fontes do setor (IBGE, Conab, Cepea-Esalq/USP, Ifag, Mapa e outros) acompanham textos analíticos sobre aspectos produtivos e mercadológicos das principais cadeias agropecuárias goianas. Além da produção de ovos, a edição de junho do boletim traça panoramas das cadeias de soja, milho, bovinos, suínos, frangos e lácteos.

“O Agro em Dados é um produto diferenciado porque lança mão de conteúdo robusto e tratamento visual impecável, o que facilita a compreensão do leitor. Não existe outra publicação com informações específicas sobre o agro goiano neste nível de qualidade e em frequência mensal”, ressalta o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende. “É uma ferramenta indispensável para produtores rurais, técnicos e gestores públicos e privados”, completa.

Saiba mais
O levantamento, a análise e a edição das informações publicadas no Agro em Dados estão sob a responsabilidade da Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Superintendência de Produção Rural da Seapa. As fontes dos dados são a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa/GO), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Economia.

Posts Similares