De onde surgiram as definições esquerda e direita como marcas de ideologia política?

O mundo está dividido em “esquerda e direita” ou seja, entre progressistas e conservadores. Mas afinal, qual a origem desta divisão? A questão política de esquerda e direita tem suas origens na Revolução Francesa, que ocorreu no final do século XVIII. Durante esse período, os membros da Assembleia Nacional Francesa estavam debatendo sobre a forma de governo e as políticas a serem implementadas.

Durante as discussões, aqueles que apoiavam a monarquia tradicional e se sentavam à direita do presidente da Assembleia eram chamados de “direitistas”. Eles eram a favor da manutenção das estruturas sociais e políticas existentes, como a monarquia e os privilégios da nobreza.

Por outro lado, os que se opunham à monarquia e se sentavam à esquerda do presidente da Assembleia eram chamados de “esquerdistas”. Eles eram favoráveis a mudanças radicais nas estruturas sociais e políticas, defendendo ideias como igualdade social, representação política mais ampla e direitos individuais.

Essa divisão física no local de reunião da Assembleia Nacional Francesa entre esquerda e direita marcou o início da polarização política entre as duas posições. A partir desse momento histórico, o uso dos termos “esquerda” e “direita” se disseminou e passou a ser utilizado para descrever as diferentes orientações políticas em todo o mundo.

Vale ressaltar que, ao longo do tempo, as ideias associadas à esquerda e à direita evoluíram e variaram em diferentes contextos nacionais. Atualmente, a distinção entre esquerda e direita continua a ser usada como uma maneira de categorizar diferentes ideologias e posições políticas, embora sua aplicação exata possa variar dependendo do país e do momento histórico.

Essa divisão saiu do campo da política e hoje divide os cristãos. No Brasil, por exemplo, existem Católicos de esquerda e Católicos de direita; Evangélicos de esquerda e Evangélicos de direita; Espíritas de esquerda e Espíritas de direita, todos conhecidos também como progressistas e conservadores respectivamente. Mas será que Jesus era de esquerda ou de direita? Será que em sua época ele defendia a monarquia ou se oponha a ela? Vamos refletir sobre isso.

Para a população não interessa se o governo é de esquerda ou de direita. O povo quer viver bem. É o bem estar social que interessa e para isso que existem os governantes.

Posts Similares