O que a Inteligência Artificial tem a dizer sobre Chico Xavier?

William Sanches

O terapeuta e especialista em comportamento humano William Sanches conta as respostas que obteve ao questionar o Chat GPT

Como a Inteligência Artificial (IA) entende o legado deixado por Chico Xavier, o maior médium de todos os tempos? Será que o Chat GPT consegue resumir em poucas palavras tantas lições e aprendizados deixadas por ele? 

O questionamento foi feito por William Sanches, terapeuta, escritor e especialista em comportamento humano, que perguntou quais as três maiores lições deixadas por Chico à Inteligência Artificial. “No começo, achei um grande desafio resumir em três lições um legado gigantesco. Foram mais de 500 livros, milhares de cartas e entrevistas ao longo de sua jornada aqui no planeta Terra. Uma vida dedicada ao amor ao próximo e marcada por grandes perseguições e preconceitos religiosos”, conta. 

William afirma que, como admirador de Chico, estuda frequentemente os ensinamentos deixados por ele e, ao questionar o Chat GPT, obteve como primeira resposta a explicação de que Chico Xavier foi um grande líder espiritual e deixou muitas lições valiosas para a humanidade. 

Na sequência, a Inteligência Artificial citou o que considera as suas maiores lições:

  1. Amor e caridade – De acordo com as explicações do Chat GPT, Chico Xavier acreditava que o amor é a base de todas as coisas e que a caridade é a expressão mais elevada do amor. Ele enfatizava a importância de ajudar os outros, especialmente os menos afortunados, como forma de expressar o amor e a gratidão pela vida.
  1. Fé e espiritualidade – A IA entende que Chico Xavier era um homem profundamente espiritual e acreditava que a fé é essencial para uma vida plena e significativa. Ele encorajava as pessoas a buscar uma conexão mais profunda com o divino, independentemente de sua religião ou crenças pessoais.
  2. Perdão e compaixão – Além disso, segundo a máquina, Chico Xavier acreditava que o perdão é fundamental para a cura emocional e que a compaixão é a chave para a harmonia e a paz. Ele ensinou que, ao perdoar os outros e a nós mesmos, podemos liberar o ressentimento e a mágoa que nos impedem de avançar na vida. 

Para William, a experiência com o Chat GPT mostrou que resumir as lições de Chico em apenas três não seria possível. “No fundo, a Inteligência Artificial me deu seis grandes lições, afinal de contas, nem mesmo a grande tecnologia conseguiria resumir em apenas três lições o conteúdo de alguém tão grande!”, avalia. 

Ele enfatiza que a prosperidade exige que as pessoas vibrem no amor, na gentileza e no carinho, por isso todas as lições deixadas por Chico são muito valiosas em qualquer tempo.

“Além disso, Chico dizia que embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Essa frase mostra que sempre é possível criar um futuro melhor, independentemente dos erros que tenhamos cometido. Ou seja, suas atitudes e escolhas de agora é que farão com que o universo entre em sintonia com você!”, conclui.

*William Sanches é Terapeuta Transpessoal é Pós-graduado em Neurociências e Comportamento pela PUC-RS. Também cursou Letras, Pedagogia e é pós-graduado em Literaturas, Educação, Psicologia Positiva, Hipnose Clínica e Programação Neurolinguística. Estudou as Questões Sociais do Novo Milênio na Universidade de Coimbra, em Portugal. Apaixonado pelos temas que envolvem a alma, aprofundou-se nos estudos sobre espiritualidade independente e participou de Retiros pelo Brasil, Índia e Israel. Com uma linguagem dinâmica e atual, consegue permitir uma reflexão capaz de construir novos caminhos. Educador por excelência, dedica-se às palestras, cursos e workshops que profere em todo o mundo, atingindo um público estimado em dois milhões de pessoas. Possui mais de 25 livros publicados no Brasil, Europa e em toda América Latina. Atualmente é uma das maiores referências sobre o tema Lei da Atração. Seu canal no YouTube ultrapassa 1 milhão de inscritos e mais de 40 milhões de visualizações. Para mais informações, acesse: www.williamsanches.com ou pelas redes sociais @williamsanchesoficial.

Posts Similares