Reconheça sinais que indicam que sua visão não está bem

Especialista aponta que a visita a um oftalmologista aconteça ao menos uma vez no ano; em casos de histórico familiar, a indicação é que ocorra semestralmente.

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha aponta que 24% dos brasileiros não frequentam o oftalmologista regularmente e, cerca de 42% só buscam o especialista uma vez ao ano, quando sentem algum desconforto na visão.

Segundo a médica oftalmologista e professora de Medicina da Uniderp, Ana Cláudia Alves Pereira, algumas enfermidades podem se instalar de maneira silenciosa e os primeiros sintomas surgem quando o quadro está mais avançado, o que pode dificultar o tratamento. “Ardência nos olhos, vermelhidão e manchas podem indicar que algo esteja afetando a saúde dos olhos. Mas há sinais não tão evidentes que são determinantes, como no caso da pressão elevada dos olhos que ocorre na maioria das vezes de forma silenciosa e assintomática, provocando a perda de fibras de visão e do campo visual, levando ao glaucoma, se não for tratado”, afirma a especialista.

Para evitar complicações e um diagnóstico tardio, o aconselhável é consultar um oftalmologista uma vez por ano. Entretanto, para quem já realiza tratamentos, principalmente em casos de enfermidades progressivas, o correto é ir às consultas em períodos mais curtos, alerta a profissional.

Em alusão ao Dia do Oftalmologista, comemorado em 7 de maio, a médica especialista Dra. Ana Cláudia Alves Pereira cita alguns sinais de alerta que indicam a necessidade de uma consulta.

  • Manchas no campo de visão: esporadicamente, é normal aparecer manchas ou flashes de luz na visão, porém, se ocorrer com frequência é um indicativo para realizar uma investigação clínica. Um especialista também deve ser consultado caso os flashes ocorram com a movimentação dos olhos ou cabeça;
  • Sensação de que uma cortina escura está à sua frente, impedindo uma imagem nítida dos objetos no seu campo visual;
  • Dor súbita nos olhos: a dor, vermelhidão ou lacrimejamento são indícios de inflamação ou olho seco, mas também podem também indicar o glaucoma.

Sobre a UNIDERP

Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância. Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton.

Posts Similares