Ginecologista comenta decisão da CFM em proibir as terapias hormonais pra fins estéticos.

“A ciência já comprovou que a reposição hormonal pode ajudar a prevenir as doenças que mais matam, tais como o infarto, AVC, demência e vários tipos de câncer”, revela especialista

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a prescrição de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes para fins estéticos, como por exemplo, o ganho de massa muscular ou melhora do desempenho esportivo.

A decisão foi tomada após ação conjunta de seis sociedades médicas que cobraram um posicionamento do CFM sobre o assunto.

 A terapia hormonal realizada através de implantes subcutâneos é um dos métodos indicados para tratamento de distúrbios ginecológicos com a endometriose, adenomiose, TPM intensa entre outras patologias, e deve ser indicada levando em consideração o histórico e a condição clínica de cada paciente e não com finalidade estética. 

Dr. Vinícius Carruego é médico ginecologista, está à disposição para esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Sobre o Dr. Vinícius Carruego – Médico Ginecologista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Graduação em Ciências da Obesidade e Sarcopenia. Possui especialização em Endoscopia Ginecológica. Baseou seus estudos em hormônios, implantes hormonais e temas relacionados à saúde integral da mulher.

Posts Similares