Integração entre lavoura e pecuária é destaque na Expopec em Porangatu

Com a expectativa de movimentar cerca de R$ 100 milhões, o evento será realizado entre os dias 12 e 15 de abril, no Parque de Exposição Hilton Monteiro da Rocha

Tendo originalmente a pecuária de corte como foco, a feira Expopec em Porangatu chega a sua 6ª edição dando ainda mais espaço para outras atividades do agronegócio, como a agricultura. Com a expectativa de movimentar cerca de R$ 100 milhões, o evento será realizado entre os dias 12 e 15 de abril , no Parque de Exposição Hilton Monteiro da Rocha, em Porangatu-GO. O acesso à exposição é gratuito, mas é necessário fazer inscrição pelo endereço eletrônico https://expopec.com.br/, onde também está a programação completa.

Entre os expositores de destaque, está o Grupo Pivot que levará para o seu estande algumas tecnologias de maquinários agrícolas como os tratores Case IH modelos Farmall 130 e Puma 140. “Essa é uma feira de grande importância para os produtores do norte de Goiás, que é uma região cujo agronegócio está em franca expansão”, afirma Weverson da Silva Andrade, gerente da loja da Pivot em Uruaçu, que estará com seus consultores de maquinário e de irrigação atendendo ao público da feira. 

Dentre as atividades previstas para a 6ª edição da EXPOPEC estão confirmadas: feira de touros de elite e leilão especial de gado de corte, arena da pecuária, exposição de animais, equoterapia, oficinas, espaço com inovações & startup´s do agro e a tradicional feira de exposição de máquinas, carros e equipamentos de última geração. A Expopec é uma realização do Sindical Rural de Porangatu.

Lavoura e pecuária

Afirmação do gerente da Pivot encontra respaldo num estudo divulgado em 2021 pela Superintendência de Produção Rural Sustentável da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que revela que o Norte Goiano possui 4,6 milhões de hectares com potencial para agropecuária sustentável, sem necessidade de abertura de novas áreas de Cerrado.

Um outro estudo, desta vez do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e divulgado no ano passado, revela que o norte de Goiás está entre as regiões do estado que nos últimos anos tem migrado para integração entre lavoura e pecuária (ILP). O estudo traz um mapeamento estadual onde se aponta que o Norte e o Nordeste goianos possuem mais de 7 milhões de hectares de pastagens, das quais 4 milhões estão prontos tanto para a produção de grãos, quanto para a pecuária, e sem a necessidade de aberturas de novas áreas.

Posts Similares