Especialistas e educadores discutiram sobre curricularização da educação digital e midiática, políticas públicas e o papel da educação na promoção da cidadania digital
13.06.2025 - Workshop internacional discute educação digital e midiática_O8A5867.jpg

O evento reuniu educadores e especialistas do Brasil, da Finlândia e da Alemanha para discutir políticas e curricularização da educação digital e midiática – Foto: Vitor Vasconcelos – Secom/PR

Um workshop internacional sobre educação midiática com o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas entre o Brasil e países atuantes no tema na União Europeia foi realizado na manhã desta sexta-feira, 13 de junho, em Brasília (DF). A iniciativa faz parte do programa TAIEX da União Europeia e conta com a parceria da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) e o apoio do Ministério da Educação (MEC).

“É a partir da parceria e do conhecimento que a política de educação digital e midiática está sendo construída. Esta é uma agenda que se concretiza na realidade, no tamanho e no impacto que o Ministério da Educação tem dado a ela. Nós, na Secom, somos o parceiro de conhecimento, de conteúdo e de construção”

João Brant
Secretário de Políticas Digitais da Secom-PR

O evento reuniu educadores e especialistas do Brasil, da Finlândia e da Alemanha para discutir políticas e curricularização da educação digital e midiática. Na mesa de abertura, Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica, destacou a importância da educação digital para o enfrentamento às desiguldades. Já João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secom-PR, destacou o evento como um marco dos compromissos e colheitas conjuntas a partir da cooperação interministerial na temática da educação digital e midiática.

“É a partir da parceria e do conhecimento que a política de educação digital e midiática está sendo construída. Esta é uma agenda que se concretiza na realidade, no tamanho e no impacto que o Ministério da Educação tem dado a ela. Nós, na Secom, somos o parceiro de conhecimento, de conteúdo e de construção”, ressaltou.

Ele assinalou ainda a importância da contribuição e do compartilhamento de conhecimentos entre Brasil, instituições parceiras e países do bloco político e econômico europeu.

“O trabalho da Finlândia, da Dianamarca, que também é parceira nesse projeto, e da Alemanha é inspirador para nós e tem sido uma referência desde o início do nosso trabalho na agenda de educação midiática. Hoje, no Brasil, temos importantes avanços nessa agenda, podemos falar de mais 50 mil professores formados em educação midiática pelo Avamec, de três editais do Programa Nacional do Livro Didático já contando com agenda de Educação Digital e Midiática, de uma histórica resolução do Conselho Nacional de Educação sobre curricularização do tema, e das Semanas Brasileiras de Educação Mediática, em parceria com a Unesco”, listou.

PAINÉIS — O encontro contou com três paineis feitos pelos representantes dos Ministérios da Educação da Finlândia e da Alemanha para um público de educadores convidados das Secretarias de Educação de todo o país. A programação contou ainda com um momento de perguntas e respostas aos especialistas europeus, que reforçaram a importância da educação midiática para a promoção da cidadania.

“Toda educação deveria apontar o caminho para uma vida em que questionamos e pensamos sobre as coisas. A educação midiática diz respeito ao desenvolvimento de um letramento midiático cultural e socialmente significativo para isso, para a cidadania”, apontou Leo Pekkala, Diretor do Instituto Nacional Finalndês de Audiovisual, órgão responsável pela promoção da educação midiática no país.

Ao longo da semana, os especialistas europeus participaram ainda de agendas na Bahia, para conhecer a experiência das agências de notícias na escola promovidas pelo Instituto Anísio Teixeira da Secretaria de Educação da Bahia.

TAIEX – A semana de visitas e o workshop foram promovidos pelo Programa TAIEX da União Europeia, e envolvem uma parceria entre o Brasil, a Finlândia, Dinamarca e Alemanha, focada na promoção do intercâmbio de experiências e boas práticas entre especialistas governamentais no tema de Educação Midiática, área de interesse comum dos países.

É a primeira vez que o governo brasileiro acessa tal mecanismo, ferramenta importante diante da centralidade do tema na promoção da democracia. A parceria reforça o compromisso conjunto entre União Europeia e o Governo Federal na formação de uma cidadania crítica e informada, capaz de navegar com responsabilidade no ecossistema digital contemporâneo.