Categories: Política

Brizolistas comemoram a reconquista do comando do PTB nacional

Em decisão histórica na tarde noite desta segunda-feira 30 de abril de 2024, o TSE devolveu o PTB para seus legítimos seguidores, ou seja, para os brizolistas.

Logo após a redemocratização e com o retorno de Leonel Brizola do exílio, com a anistia de 1979, os brizolistas tentaram reorganizar o PTB que os militares haviam extinguido logo após o golpe de 1964. Com a intervenção direta dos militares a sigla foi entregue à Ivete Vargas, que seguia a orientação do governo, tirando do Brizola qualquer possibilidade de continuar comandando o partido que teria ajudado a fundar ao lado de Getúlio Vargas.

No final do vídeo acima é possível ver o momento em que Brizola ficou sabendo que havia perdido a sigla, chegando a chorar. Foi ai que o líder trabalhista, com o apoio de seus leais seguidores, decidiram criar o PDT, que existe até hoje, mas que com o passar do tempo vem deixando a linha de esquerda, alinhando parte de seus membros com a direita, como é o caso de Ciro Gomes. Em Goiás, por exemplo o PDT faz parte da base do governo de Ronaldo Caiado, governo da extrema direita.

Nesta terça-feira (30) os antigos brizolistas conquistaram junto ao TSE o direito de refundar o PTB, tendo a partir de agora dois anos de prazo para a coleta de 500 mil assinaturas para requerer o registro definitivo da sigla e participar das eleições de 2026, já que nas eleições deste ano o PTB não tem condições legais de participar do pleito.

A notícia da retomada da sigla pelos brizolistas movimentou muita gente em todos os estados da federação, onde dezenas de simpatizantes do trabalhismo brizolista vão comandar a coleta das assinaturas para fazer ressurgir o PTB, recolocando-o no segmento da esquerda onde sempre foi o seu verdadeiro lugar.

(Dilmar Ferreira – Jornalista profissional – Registro 042 DRT Goiás)

admin

Recent Posts

A dengue vai além dos sintomas comuns: saiba como a infecção pode afetar o cérebro

Entre 1% e 5% dos pacientes contaminados podem desenvolver doenças neurológicas. Especialista fala sobre o…

12 horas ago

Reino Unido se torna primeiro país a oferecer ‘pâncreas artificial’ na rede pública para auxiliar no controle do diabetes tipo 1

Especialista explica se a doença, que está classificada como epidemia mundial pela OMS, pode ter…

18 horas ago

Coluna Esplanada

BRASÍLIA, QUARTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2024 Crise na Ferbasa A Companhia de Ferro Ligas…

20 horas ago

Arroz comprado pela Conab terá preço máximo de R$ 4 o quilo ao consumidor

O arroz que será comprado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) chegará ao consumidor brasileiro…

2 dias ago

Setor de eventos é porta de entrada para o mercado de trabalho, afirma executivo

Apenas em 2023, o setor teve um consumo acima de R$118 bilhões e mais de…

2 dias ago

Aumento da população idosa gera crescimento de 547% no número de cuidadores

Com a expectativa de vida mais alta, cresce a procura por serviços de assistência especializada…

2 dias ago