Categories: Diversos

Com queda na produtividade da soja, Sudoeste de Goiás recebe Rally da Safra para avaliação de lavouras

Estimativa pré-rally é de 56 sacas por hectare, 9,5 a menos que na temporada passada

Impactado pelas altas temperaturas e longo período com chuvas irregulares, o Sudoeste de Goiás apresenta um cenário de produtividades de soja abaixo das expectativas dos produtores. Para avaliar a situação das lavouras, técnicos do Rally da Safra chegarão nesta segunda-feira, dia 29 de janeiro, às regiões de Mineiros, Jataí e Rio Verde, onde irão permanecer até 02 de fevereiro.

O replantio alcançou 9% da área no estado.  “O início da colheita demonstra como a demora na regularização das chuvas afetou o desempenho das lavouras de Goiás. Nossa estimativa pré-rally é de 56 sacas por hectares, contra 65,5 sacas por hectare na temporada 2022/23”, afirma André Debastiani, coordenador do Rally da Safra.

Os técnicos já estiveram no Mato Grosso, onde verificaram inicialmente as condições das lavouras de soja mais precoce no Oeste do estado, nas regiões de Campo Novo do Parecis, Sapezal e Campos de Júlio. Avaliaram áreas também na região da BR 163, nas regiões de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop. Finalizaram os trabalhos no Sudeste do Mato Grosso nas regiões de Campo Verde, Primavera do Leste, Paranatinga, Campo Verde e Rondonópolis.

A 21ª edição do Rally da Safra 2024 tem patrocínio do Santander, OCP Brasil, BASF, Credenz, Soytech, Biotrop, Serasa Experian e JDT Seguros. As áreas visitadas respondem por 97% da área de produção de soja e 72% da área de milho.

Mais de 80 mil quilômetros serão percorridos em 13 estados (MT, RO, GO, MG, MS, PR, SC, SP, RS, MA, PI, TO e BA) para avaliar as condições das áreas de soja durante as fases de desenvolvimento das lavouras e de colheita até 24 de março. Outras seis equipes avaliarão as lavouras de milho segunda safra em maio e junho.  Entre os meses de abril e maio, técnicos da Agroconsult e das empresas e marcas patrocinadoras visitarão produtores rurais nas regiões da BR-163, no Mato Grosso, no Sudoeste de Goiás, no Planalto do Rio Grande do Sul e Oeste do Paraná. No mesmo período serão realizados eventos técnicos em Não-Me-Toque (RS), Cascavel (PR), Rio Verde (GO) e Luís Eduardo Magalhães (BA).

Nesta edição, o Rally estará presente ainda nos principais eventos do agronegócio: Show Rural, em Cascavel (PR); ExpoDireto, em Não-Me-Toque (RS); Show Safra, em Lucas do Rio Verde (MT), e Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO).

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo http://bit.ly/RallyRedesSociais

admin

Recent Posts

Arroz comprado pela Conab terá preço máximo de R$ 4 o quilo ao consumidor

O arroz que será comprado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) chegará ao consumidor brasileiro…

13 horas ago

Setor de eventos é porta de entrada para o mercado de trabalho, afirma executivo

Apenas em 2023, o setor teve um consumo acima de R$118 bilhões e mais de…

17 horas ago

Aumento da população idosa gera crescimento de 547% no número de cuidadores

Com a expectativa de vida mais alta, cresce a procura por serviços de assistência especializada…

18 horas ago

Coluna Esplanada

BRASÍLIA, QUARTA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2024 Seca & chuvas O País vem enfrentando uma…

18 horas ago

RedeCanola vai impulsionar cultivo de canola no Brasil para produção de biocombustíveis e óleo para consumo humano

Iniciativa une ORÍGEO, Embrapa Agroenergia, Advanta e Bunge Cultivo é sustentável, tem bom custo-benefício e…

2 dias ago

Conab estima produção em 295,45 milhões de toneladas após ajuste na área de soja e milho

A área semeada para a soja na safra 2023/2024 teve um ajuste a partir da…

2 dias ago