Categories: Pecuária

Conheça os vencedores da 24ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023, em Andradina (SP)

Um total de 1.192 bovinos machos não castrados terminados em confinamento foram avaliados durante a 24ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade, em Andradina (SP). Realizado em unidade da Friboi, no dia 6 de novembro, o evento foi promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em colaboração com a Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN) e o frigorífico, além de apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“O destaque desta etapa – que teve a participação de seis pecuaristas – ficou por conta dos machos jovens, que apresentaram um peso significativo e uma excelente cobertura de gordura. Esses resultados refletem o empenho e a dedicação dos criadores em busca da qualidade na criação de Nelore, raça que é referência em nosso país”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB.

Melhor Lote de Carcaças de Machos

Entre os machos avaliados, 73% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, indicando uma faixa etária de cerca de 2 anos. Além disso, 69% dos machos pesavam mais de 20 arrobas, com uma média de 22 arrobas. Quanto à cobertura de carcaça, 65% dos animais apresentaram gordura mediana.

Rui Claret de Carvalho Gonçalves, da Fazenda Horizonte (Lutécia/SP), conquistou a Medalha de Ouro, demonstrando excelência na criação de machos. A Medalha de Prata foi concedida a Adam Perrone Sammour, da Fazenda Maravilha (Colina/SP). Enquanto Joaquim Henrique Elias Soares, da Fazenda Santa Izabel (Pedranópolis/SP), recebeu a Medalha de Bronze.

Novidades do campeonato

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.

Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

admin

Recent Posts

Arroz comprado pela Conab terá preço máximo de R$ 4 o quilo ao consumidor

O arroz que será comprado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) chegará ao consumidor brasileiro…

15 horas ago

Setor de eventos é porta de entrada para o mercado de trabalho, afirma executivo

Apenas em 2023, o setor teve um consumo acima de R$118 bilhões e mais de…

19 horas ago

Aumento da população idosa gera crescimento de 547% no número de cuidadores

Com a expectativa de vida mais alta, cresce a procura por serviços de assistência especializada…

20 horas ago

Coluna Esplanada

BRASÍLIA, QUARTA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2024 Seca & chuvas O País vem enfrentando uma…

20 horas ago

RedeCanola vai impulsionar cultivo de canola no Brasil para produção de biocombustíveis e óleo para consumo humano

Iniciativa une ORÍGEO, Embrapa Agroenergia, Advanta e Bunge Cultivo é sustentável, tem bom custo-benefício e…

2 dias ago

Conab estima produção em 295,45 milhões de toneladas após ajuste na área de soja e milho

A área semeada para a soja na safra 2023/2024 teve um ajuste a partir da…

2 dias ago