Categories: Diversos

Lei de Combate ao Assédio e dicas para empresas implementar ações efetivas

Segundo dados do Linkedin e da consultoria Think Eva, quase metade das mulheres já sofreu assédio sexual no trabalho, sendo que 15% delas pediram demissão. A pesquisa ainda mostra que o assédio não deixa de existir mesmo quando mulheres ocupam posições hierárquicas mais altas. Entre gerentes entrevistadas, 60% disseram ter sido vítimas, enquanto diretoras registraram um índice de 55%. Os dados são ainda mais alarmantes quando 78,4% das mulheres alegaram que nada seria feito dentro das empresas caso decidissem denunciar esses crimes.

Em março de 2023, entrou em vigor a Lei 14.457/22, que torna obrigatória a criação de medidas para a prevenção e combate ao assédio dentro das empresas. Isso significa que, a partir de agora, a lei exige que as empresas forneçam treinamentos sobre o tema para todos os colaboradores, pelo menos uma vez ao ano. Além disso, a lei também determina a construção de regras internas para a prevenção de assédio sexual e um canal de denúncias anônimos e suporte às vítimas.

Ciente desse cenário presente no Brasil, a Blend Edu, startup especializada em capacitações sobre diversidade nas empresas, proporciona treinamentos corporativos e de soluções de aprendizagem personalizadas que contribuem para a prevenção e combate ao assédio no ambiente de trabalho e a denúncia de comportamentos abusivos.

Segundo a especialista Thalita Gelenske, CEO da Blend, tanto o assédio moral quanto o sexual no ambiente corporativo podem ter graves consequências para a saúde mental e física da vítima, levando ao desenvolvimento de transtornos como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. “Além de afetar o desempenho e a produtividade da equipe, gerando um clima de desconfiança e hostilidade na empresa. Por isso, é fundamental que as empresas tenham políticas claras de prevenção e combate ao assédio, que incluam a conscientização e o treinamento dos colaboradores, a criação de canais seguros de denúncia, o acompanhamento e o monitoramento das práticas adotadas”, complementa.

admin

Recent Posts

A dengue vai além dos sintomas comuns: saiba como a infecção pode afetar o cérebro

Entre 1% e 5% dos pacientes contaminados podem desenvolver doenças neurológicas. Especialista fala sobre o…

3 horas ago

Reino Unido se torna primeiro país a oferecer ‘pâncreas artificial’ na rede pública para auxiliar no controle do diabetes tipo 1

Especialista explica se a doença, que está classificada como epidemia mundial pela OMS, pode ter…

9 horas ago

Coluna Esplanada

BRASÍLIA, QUARTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2024 Crise na Ferbasa A Companhia de Ferro Ligas…

10 horas ago

Arroz comprado pela Conab terá preço máximo de R$ 4 o quilo ao consumidor

O arroz que será comprado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) chegará ao consumidor brasileiro…

1 dia ago

Setor de eventos é porta de entrada para o mercado de trabalho, afirma executivo

Apenas em 2023, o setor teve um consumo acima de R$118 bilhões e mais de…

1 dia ago

Aumento da população idosa gera crescimento de 547% no número de cuidadores

Com a expectativa de vida mais alta, cresce a procura por serviços de assistência especializada…

1 dia ago