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EMS anuncia compra da Dermacyd por R$ 366 milhões

 Por Leandro Luize

A compra da Dermacyd é a mais nova aposta da EMS na disputa pela liderança da indústria farmacêutica nacional. O laboratório brasileiro adquiriu a marca global de sabonetes íntimos da Sanofi em uma transação de € 66 milhões, equivalente a R$ 366 milhões no câmbio atual.

Segundo informações do Valor Econômico, em 2002 a Dermacyd movimentou cerca de R$ 50 milhões no mercado brasileiro, 28% do faturamento geral da categoria no país. A EMS mira ainda a expansão das operações internacionais, pois a linha ainda é uma das líderes em vendas na América Latina – em especial na Argentina e no México.

A operação envolve propriedade intelectual, fabricação e comercialização de um portfólio de 17 produtos da marca. Até a aprovação do negócio pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Sanofi manterá o comando da operação do Dermacyd. A transferência total da produção para as quatro plantas da EMS no Brasil e no México está prevista entre 2025 e 2026.

Compra da Dermacyd mira expansão em MIPs

A compra da Dermacyd também representa uma estratégia da EMS para melhorar sua participação no mercado de medicamentos isentos de prescrição (MIPs). Esse segmento respondeu por 18,4% das vendas do laboratório em farmácias no ano passado, contra 36,4% da Sanofi e 41,8% da líder do setor, a Hypera Pharma.

Considerando a divisão de OTC como um todo, a representatividade para a receita da EMS é de apenas 10% a 12%. “Essa é a menor unidade de negócios da companhia, mas pode estar entre as maiores”, acredita Cinthia Ribeiro. A executiva assumiu há três meses a diretoria comercial e de marketing das marcas OTC, com a meta de reposicionar a atuação da farmacêutica nessa área.

O objetivo é comercializar R$ 300 milhões nesse segmento em 2023, volume 25% superior ao do ano passado. A EMS estreou na categoria de MIPs em 2018 com a aquisição do antigripal MultiGrip, que até hoje é a maior marca do portfólio. A divisão abrange ainda o creme Caladryl e o Lacday, para intolerância à lactose. Outros produtos, entre os quais a vitamina C Energyl, passarão por um processo de revitalização para alavancar as vendas.

Mercado de MIPs supera casa de R$ 30 bilhões

A venda de MIPs em farmácias mantém evolução de dois dígitos, na esteira de um consumidor cada vez mais maduro e apto ao autocuidado. E pela primeira vez a categoria movimentou valores acima de R$ 30 bilhões em um ano. O avanço na receita foi de 22,2%, de acordo com a Close-Up International.

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